Home » Franquias » Como uma pequena loja de penhores se tornou uma franquia rentável

Como uma pequena loja de penhores se tornou uma franquia rentável


Durante a década de 70 e início da década de 80, os irmãos Witten decidiram sair pelas cidades americanas comprando jóias de ouro para vender para a fundição. Ambos construíram um grande império, mas depois de uma crise financeira acabaram com um cômodo cheio de jóias lindas e raras. Como a maioria das jóias eram muito antigas, eles decidiram abrir uma casa de penhores. Eles poderiam ter optado por montar uma loja de jóias, mas preferiram arriscar por caminhos semelhantes e abriram uma pequena loja de penhores.

As lojas de penhores são tão mal vistas nos Estados unidos quanto no Brasil, mas os irmãos Witten decidiram virar o jogo, e criaram um ambiente requintado para atrair pessoas com alto poder aquisitivo. Os negócios deslancharam ainda mais, com o surgimento dos reality  shows de televisão que apresentam as lojas de penhores e como trabalham.

Como funciona uma loja de penhores

loja de penhores

As lojas de penhores compram, vendem e penhoram objetos que tenham algum valor. Relógios e jóias valiosas são alguns dos produtos mais penhorados. O principal recurso do empreendedor de uma loja de penhores, é seu poder de avaliação e negociação sobre o produto.

  • Compra: A compra geralmente é feita pela metade do valor original de cada peça que chega à loja, mas isso varia de acordo com o  estado da peça e avaliação do empresário. As peças compradas permanecem na loja para venda.
  • Penhor: O penhor é feito a partir do valor estipulado pelo avaliador. A peça penhorada permanece na loja até que o cliente pague por ela o seu valor em prestações, ou, até que desista do pagamento por incapacidade ou desinteresse. Quando há desistência do pagamento, o dono da loja fica com o produto e o coloca à venda na loja.
  • Venda: O cliente interessado em vender uma peça para a loja de penhores, certamente está precisando de dinheiro rápido. Mas ele não pode esperar que o dinheiro oferecido seja justo. Para o dono da loja alcançar algum lucro, ele paga um preço bastante inferior pelo objeto ofertado.

Modernizar para crescer

As lojas de penhores existem no Brasil desde meados de 1861, quando D. Pedro II criou a Caixa Econômica e Monte de Socorro. Mas esse sistema só passou a funcionar em 1934, durante o governo de Getúlio Vargas. Com tantos anos de existência, o negócio encontrou meios de se modernizar e voltar a crescer. A internet também favorece que as lojas de penhores possam se estabelecer e evoluir no mercado.

Os irmãos Witten estão aproveitando a internet para comercializar seus produtos. Eles compram, penhoram e vendem através da rede.

Para vender eles possuem um site estilo e-commerce ou loja virtual com todos os produtos da sua loja. Os preços e as especificações do produto são cuidadosamente apresentadas, para que não haja engano do comprador. A compra pode ser feita através de depósito bancário, boleto ou cartão de crédito.

Para comprar, o cliente não precisa nem sair de casa. Basta enviar-lhe algumas fotos do produto e fazer a sua oferta. Os empresários avaliam, enviam o dinheiro e aguardam a entrega do objeto pelos correios. O mesmo processo é realizado quando o cliente deseja penhorar o produto, quando as prestações são pagas o objeto retorna a seu dono da mesma forma como lhes foi enviado.

A loja de penhores dos irmãos Witten também foi reformada para atrair novos clientes. Eles clarearam o ambiente, investiram em uma decoração mais moderna e estão lucrando com o investimento.

Loja de penhores que se tornou franquia

A expansão está sendo feita através do modelo de franquia. Eles apostam em três locais, Geórgia, Flórida e Alabama. Só este ano o plano é abrir 5 lojas, e através deste esquema pretendem abrir de 8 a 10 lojas nos anos seguintes.

Seu negócio conta com 33 anos de experiência e muita dedicação ao trabalho.

Legalização do negócio de penhores

As lojas de penhores atuam com uma “licença peão”. Essa licença se consegue através do estado onde se localizará a sua loja, e o pedido deve ser feito antes da empresa ser aberta. É exigido o pagamento de uma taxa para a liberação dessa licença. Esse procedimento é necessário devido a função de financiamento com base em empréstimos que a loja exerce.

O investimento inicial é indefinido, é preciso que o empreendedor crie um planejamento de negócios que demonstre o quanto de capital ele possui para iniciar o negócio. Os objetos são adquiridos de terceiros, e podem variar muito de preço.

Se você já possui alguma intimidade com o ramo de penhores, inspire-se, monte a sua loja de penhores e se torne bem sucedido no seu negócio.


banner assinante

Sobre Derleit

Empresário sócio proprietário da empresa Netconpus empresa de criação e soluções para Internet.

2 comentários

  1. Como montar uma loja de penhor no Brasil se a legislação não permite.

  2. so o povo brasileiro para de penhorar na caixa econômica federal e parar de dar lucro ao governo e começar apenhorar em casas de penhores existentes no centro da cidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes

COMPARTILHE
ou
ASSINAR GRÁTIS
O FranquiaEmpresa.com vai lhe enviar gratuitamente novidades sobre oportunidades de negócios e franquias em seu e-mail
FRANQUIA EMPRESA
Podemos ajudar?
Se você pretende anunciar ou quer dar uma opinião sobre como podemos melhorar o FranquiaEmpresa.com preencha o formulário de contato. Nós vamos responder o mais rápido possível.
Obrigado. Entraremos em contato o mais breve possível.
Quer ganhar dinheiro com a internet?
Baixe gratuitamente o PDF Como criar site gratuito para sua empresa
  • Criação de site para sua empresa
  • Registro de domínio
  • Hospedagem de site
  • Otimização de site
  • Criação de conteúdo para Fan Page (Facebook)
  • Com o seu site você terá um e-mail personalizado como seunome@suaempresa.com
*Nós não fazemos spam com seu e-mail.
Contato para Franquia Virtual
Obrigado. Entraremos em contato o mais breve possível.
Sorvete de Caipirinha
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2014 e Duas Rodas
Quer uma receita de caipirinha e saber mais sobre a GORDURA TRANS? Desde que foi rotulada pela comunidade médica como a vilã da alimentação e da saúde, a gordura trans tem sido combatida pelas indústrias de alimentos.
  • 1 litro de água
  • 200g de açúcar
  • 110g de glicose
  • 50g de Selecta Cream Livre Trans
  • 50g de Topping
  • 4g de Liga Extra Industrial
  • Saiba mais adicionando seu e-mail
RECEBA NOVIDADES DE FRANQUIAS
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2015
Lista com 50 Franquias Baratas até 25 Mil Reais
  • Franquias de  serviços
  • Franquias de cosméticos
  • Moda Jovem, Masculino, Feminino, Unisex
  • Assistência Técnica, Celulares, Tablets e Smartphones
  • Assessoria e Consultoria, Serviços financeiros
  • Agência de turismo
  • Cursos de Idiomas
  • Jóias, Semi-Jóias e Bijous
  • Serviço de limpeza
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2015
Só resta um passo par receber a Lista com 50 Franquias Baratas de até 25 Mil Reais

Agora verifique seu E-mail

Confirme sua inscrição gratuita

GMAILYAHOOHOTMAIL