Home » Cursos básicos » Curso de chocolate e bombom

Curso de chocolate e bombom

Esse curso de chocolate e bombom poderá iniciar você na arte de fazer chocolate e se tornar o dono do seu próprio negócio. O chocolate é conhecido desde os tempos mais antigos. Acredita-se que a três mil anos atrás já se consumia o produto da castanha de cacau. O cacau torrado e moído dá origem ao chocolate que conhecemos. Existem vários tipos de chocolate, e você vai aprender a manuseá-los neste curso básico.

A partir desse curso, você poderá criar variadas receitas a partir do chocolate, e estará preparado para comercializar o produto, como montar uma fábrica de chocolateartesanal e expandir o negócio.

Ovos de Páscoa

Receitas de bombons e trufas

Dicas e decoração

Curso de chocolate e bombom

Para iniciar nosso curso vamos aprender a derreter o chocolate ao leite,  moldar e rechear bombons e ovos de Páscoa. O derretimento e a preparação do chocolate que deverá ser enformado, é a fase mais importante do preparo. O ambiente deve ser limpo e fresco, pois o chocolate é muito sensível ao calor, seu derretimento pode gerar manchas brancas no produto, e prejudicar o resultado final. Outro cuidado muito importante a se considerar, diz respeito a umidade do ambiente e a água. Os utensílios utilizados na confecção dos bombons de chocolate devem ser muito bem secos, uma gota de água poderá comprometer todo o produto.

Siga as normas de higiene e limpeza recomendados pela ANVISA: Use tocas, luvas, avental, e sapatos fechados. Mantenha o local de trabalho sempre muito limpo e higienizado.

Derretimento

derreter chocolate

  • Banho maria: O modo mais comum de se derreter o chocolate é em banho maria. Separe uma quantidade de chocolate raspado, ou compre pronto chocolate em gotas. Escolha uma panela média e preencha o seu interior com água até a metade. Leve a panela ao fogo para esquentar a água em até 45°, ou seja a água do chocolate não deve ferver. Coloque sobre a panela a tigela com chocolate raspado sem permitir que o vapor da água entre em contato com o produto.
  • Derretedeira: A derretedeira de chocolate funciona como uma máquina de banho maria. A diferença é que se pode manter a temperatura da água por um longo tempo sem que ela ferva, e evita o contato com o vapor.
  • Microondas: Derreter o chocolate no microondas pode ser muito fácil, mas a atenção deve ser redobrada para evitar que o chocolate se queime. Programe o seu microondas para derreter o produto na potencia média por 1 minuto. Nesse processo, o chocolate mantém a sua forma, então é preciso mexer o produto para ter certeza de que o procedimento funcionou.

curso de chocolate

Temperagem

O choque térmico é importante por que é a etapa que deverá  proporcionar o brilho do produto final. Para realizar o processo com sucesso é necessário despejar o chocolate derretido sobre uma superfície fria e seca, como o mármore ou granito. Em seguida, espalhe e junte o chocolate com uma espátula, realizando movimentos rápidos até que ele esfrie.

Para saber se o produto esfriou, sinta a sua temperatura nas costas de uma das mãos.

temperagem

Você vai precisar de:

  • 1 derretedeira de chocolate;
  • 1 espátula grande;
  • 1 mesa ou bancada de pedra;
  • Forminhas de acetato para bombons e ovos de diversos tamanhos.

Para fazer bombons recheados, preencha toda a forma até a borda e depois vire a forma de cabeça para baixo, despejando todo o excesso. Recheie e cubra com mais uma camada de chocolate. Leve a forma de bombom para o refrigerador e deixe por 15 minutos. Você saberá que o bombom está no ponto de desenformar, quando perceber que o chocolate descolou do fundo da forma.

Ao descolar, o chocolate se apresenta esbranquiçado no fundo transparente da forma de acetato. Vire a forma ao contrário na bancada e se precisar de uma leve batida para que o bombom ou o ovo se solte. Se ainda assim ele não se soltar, volte ao refrigerador por mais alguns minutos e tente novamente.

Deixe os bombons e os ovos de Páscoa em descanso por algumas horas antes de embalar. Eles passarão por um processo de “transpiração”, e se for embalado desta forma, poderão mofar. Espere até que o chocolate esteja completamente seco, e então embale.

Ovos de Páscoa

Preencha toda a forma de acetato do ovo de Páscoa com chocolate temperado. Vire de cabeça para baixo para retirar todo o excesso, leve para gelar por 5 minutos. Retire da geladeira e passe uma nova camada de chocolate temperado, desta vez com o auxílio de uma colher. Cuide para que as bordas fiquem um pouco mais grossas. Retorne para a geladeira e aguarde mais alguns minutos.

Ao perceber que o chocolate desgrudou da forma, desenforme e deixe descansar por algumas horas antes de embalar.

O mesmo procedimento deve ser realizado com o chocolate branco.

Não utilize os chocolates fracionados ou hidrogenados para fabricar seus ovos de Páscoa, eles podem comprometer a qualidade do seu produto.

Como rechear bombons

Bombons de forminhas pedem recheios cremosos como, brigadeiro, beijinho de coco, cajuzinho, bananinha ou outro. Prepare o recheio com antecedência e deixe esfriar. Derreta o chocolate, realize a temperagem e preencha as forminha de acetato. Recheie com uma colher ou bico dosador. Cubra o recheio com uma camada de chocolate e leve para o refrigerador por alguns minutos.

Assim que o chocolate descolar da forma, desenforme e deixe transpirar por algumas horas antes de embalar.

como rechear bombom

Bombons banhados no chocolate

Os bombons banhados no chocolate devem ter recheios mais firmes. Podem ser trufas, nougats, ou misturados com chocolate meio amargo. Derreta uma quantia de chocolate adequada para poder banhar os bombons, repita o processo de temperagem e banhe os bombons prontos. Eles podem possuir qualquer formato, podem ser quadrados ou redondos como uma bolinha.

Para banha-los use um garfo comum de cozinha, ou, se preferir,  garfos específicos. Existem dois tipos no mercado: garfo redondo para banhar bombom ou,  garfo com duas pontas.

garfos para bombom

Para decorar você pode utilizar os modelos de transfer para chocolate disponíveis no mercado. Os transfers são multicoloridos e confeccionados a base de manteiga de cacau. Ele pode servir de decoração para bombons, trufas e pão de mel. Algumas formas de acetato são comercializadas com o transfer de chocolate, basta preencher e refrigerar normalmente, ao desenformar o ovo de páscoa ou bombom, ele já deverá estar decorado.

transfer de chocolate

Mas para aplicar o transfer no bombom ou pão de mel banhado no chocolate, a técnica usada é outra. Após o banho cole o transfer fazendo uma leve pressão sobre o doce e deixe secar por alguns minutos, mais tarde retire a folha de transfer de cima do doce e você terá uma linda decoração.

transfer para bombom

Receitas de bombons e trufas

Anote algumas receitas para que você possa treinar em casa!

Trufas

As trufas são muito simples de serem confeccionadas. Basta misturar uma parte de creme de leite para duas partes de chocolate. Nessa mistura você ainda poderá acrescentar nozes, castanhas ou conforme o seu gosto. Misture tudo e leve para gelar. As bolinhas de trufas podem ser imperfeitas, esse é o estilo delas.

A mesma receita vale para os chocolates tipo meio amargo e branco. Banhe as trufas em chocolate temperado e decore como preferir.

Recheio de coco

  • 200g de coco ralado
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres (chá) de essência de baunilha
  • 1 ovo
  • 2/3 xícara (chá) de leite de coco

Preparo

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo mexendo sempre por 10 minutos, ou até que desgrude do fundo. Retire do fogo e deixe esfriar. Quando estiver morno, faça bolinhas e coloque em forminhas decoradas.

Recheio de limão

  • 1 lata de leite condensado
  • suco de 1 limão

Misture tudo e deixe no refrigerador até endurecer. Coloque em uma bisnaga e preencha as forminhas cobertas de chocolate.

Recheio de brigadeiro

  • 1 lata de doce de leite
  • 4 colheres de chocolate em pó.

Misture bem em uma tigela e recheie as forminhas de bombom. Decore com chocolate granulado.

Dica de decoração

chocolate

Você pode decorar seus bombons utilizando moldes de desenhos infantis ou outro, cobrir com papel manteiga e cobrir com chocolate. O chocolate se solta sozinho depois de seco e as figuras criadas, como flores, corações e outros, podem ser usadas para decorar pães de mel, e bombons.

Faça pesquisas sobre embalagens, modelos e confecção de caixinhas para presente, pois a apresentação valoriza bastante o trabalho do chocolateiro. Nós do Franquiaempresa desejamos sucesso nos seus negócios.

About Derleit

Empresário sócio proprietário da empresa Netconpus empresa de criação e soluções para Internet.

3 comments

  1. Denise de Windson Pereira

    Gostaria de saber aonde é possível fazer este curso.
    Obrigada
    Denise

  2. Romário Junio Marques de Oliveira

    Gostaria de saber onde faço o curso, qual o custo disso tudo, datas, etc…

  3. Bom dia,

    Visto que sou de um pais diferente, gostaria de saber se é possível ter curso de fabrico de chocolate online, ou através dos dados fornecidos por email?
    Obrigada pela atenção.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

COMPARTILHE
ou
ASSINAR GRÁTIS
O FranquiaEmpresa.com vai lhe enviar gratuitamente novidades sobre oportunidades de negócios e franquias em seu e-mail
Podemos ajudar?
Se você pretende anunciar ou quer dar uma opinião sobre como podemos melhorar o FranquiaEmpresa.com preencha o formulário de contato. Nós vamos responder o mais rápido possível.
Obrigado. Entraremos em contato o mais breve possível.
Quer ganhar dinheiro com a internet?
Baixe gratuitamente o PDF Como criar site gratuito para sua empresa
  • Criação de site para sua empresa
  • Registro de domínio
  • Hospedagem de site
  • Otimização de site
  • Criação de conteúdo para Fan Page (Facebook)
  • Com o seu site você terá um e-mail personalizado como seunome@suaempresa.com
*Nós não fazemos spam com seu e-mail.
Contato para Franquia Virtual
Obrigado. Entraremos em contato o mais breve possível.
Sorvete de Caipirinha
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2014 e Duas Rodas
Quer uma receita de caipirinha e saber mais sobre a GORDURA TRANS? Desde que foi rotulada pela comunidade médica como a vilã da alimentação e da saúde, a gordura trans tem sido combatida pelas indústrias de alimentos.
  • 1 litro de água
  • 200g de açúcar
  • 110g de glicose
  • 50g de Selecta Cream Livre Trans
  • 50g de Topping
  • 4g de Liga Extra Industrial
  • Saiba mais adicionando seu e-mail
RECEBA NOVIDADES DE FRANQUIAS
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2015
Lista com 50 Franquias Baratas até 25 Mil Reais
  • Franquias de  serviços
  • Franquias de cosméticos
  • Moda Jovem, Masculino, Feminino, Unisex
  • Assistência Técnica, Celulares, Tablets e Smartphones
  • Assessoria e Consultoria, Serviços financeiros
  • Agência de turismo
  • Cursos de Idiomas
  • Jóias, Semi-Jóias e Bijous
  • Serviço de limpeza
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2015
Só resta um passo par receber a Lista com 50 Franquias Baratas de até 25 Mil Reais

Agora verifique seu E-mail

Confirme sua inscrição gratuita

GMAILYAHOOHOTMAIL

 
Confirmação
Negócios online rápido e fácil
Comece seu negócio lucrando com
Comece a investir em Bitcoin rápido e fácil
Pagamento único em até 12x sem mensalidades
299
699
149
Mineração 1
8 horas 7 dias da semana
Contrato de 2 anos de mineração

Parcelado 12xR$17,00
Mineração 2
12 horas 7 dias da semana
Contrato 2 anos de mineração

Parcelado 12x R$29,90
Mineração 3
24 horas 7 dias da semana
Contrato 2 anos de mineração

Parcelado 12x R$69,90
R$
R$
R$
Subscribe and get
free recipies
Plus exclusive access to home chefs in your area.
name
e-mail
We will not share your details with any 3rd party.
Franquia Virtual
Come seu negócio online
com baixo investimento
Para mais informações de como começar o seu negócio
online preencha seu nome e
e-mail.
Franquia Virtual
2017 (C) All rights reserved.