Home » Empresa » 10 razões para largar o emprego e montar o próprio negócio

10 razões para largar o emprego e montar o próprio negócio


Para algumas pessoas o sonho de montar o próprio negócio pode esbarrar no medo e na incerteza do sucesso. É difícil optar por deixar um emprego que lhe oferece segurança e conforto para iniciar num caminho completamente desconhecido. Sabendo o quanto pode ser estressante iniciar nesta fase, selecionamos 10 razões para largar o emprego e montar o próprio negócio. Com base nestas razões, você estará melhor preparado para tomar uma decisão.

10 razões para largar o emprego

Você saberá que está pronto para largar o emprego se estiver de acordo com a maioria das razões aqui selecionadas, mas lembre-se de pedir o conselho de pessoas de confiança, muito próximas a você, pois situações onde há risco, as decisões sempre devem ser tomadas a partir de mais de um ponto de vista.

negócio próprio

1. Sentir-se infeliz no emprego

É comum acreditarmos que por estarmos infelizes no emprego devemos arriscar num novo negócio, e nos tornarmos empreendedores. Esta situação surge em casos em que há muita pressão no trabalho, brigas constantes e desentendimentos com superiores ou, sentimento de desvalorização. Nessas ocasiões, sentimos que podemos ganhar mais, em todos os sentidos,  nos empenhando em nosso próprio negócio. Mas para largar o emprego é preciso sentir-se seguro, e para se sentir seguro você deve iniciar um bom plano de negócio.

O plano de negócio poderá desvendar muito sobre você mesmo,  sua capacidade de atuação, liderança, determinação e espírito empreendedor.

2. Sentir-se sobrecarregado

Manter uma rotina apertada pode ser estressante para qualquer pessoa. Quando pesamos o salário e os benefícios recebidos da empresa, podemos nos decepcionar e nos estressar ainda mais. O sentimento de desvalorização se inicia exatamente neste ponto. Percebemos que o esforço que fazemos pode não ser maior do que o salário pago.

3. Possuir crédito para montar o próprio negócio

Quando estamos infelizes e desmotivados sentimos que devemos deixar o emprego e iniciar em um novo negócio. O primeiro passo é verificar se você possui crédito. O crédito é importante pois a partir dele se cria o planejamento de uma empresa de sucesso realista e seguro.

4. Ter disposição para atuar em múltiplos papéis

Uma empresa recém montada pode não possuir capital para contratar muitos funcionários, isso significa que, sendo um bom empreendedor deverá atuar em múltiplas áreas da empresa como, atendente, vendedor, supervisor e até agente de limpeza.

5. Ter profundo conhecimento de si mesmo

Até onde vai a sua capacidade de exercer diversas funções na própria empresa? Se não estiver certo de que possui essa característica, tão essencial para o empreendedor iniciante, certamente não está preparado para montar o próprio negócio. Reconheça e admita a si mesmo, seus pontos fortes e fracos.

6. Ter conhecimento sobre seus clientes

Quem serão os seus clientes? Você já decidiu para quem deverá oferecer seus produtos? Para ter certeza que sim, arrisque pouco, invista na criação de um projeto eficiente mas,  modesto, com grandes chances de crescimento.

7. Ter conhecimento sobre seus concorrentes

Quem são os seus concorrentes? O que eles possuem como atrativo para seus clientes. A sua empresa estará a altura ou melhor que a concorrente? Porque?  Você será concorrente da própria empresa na qual trabalha? Como pode ter certeza de que seus planos e intenções serão melhores que aqueles que a sua empregadora oferece? Tenha uma boa resposta para cada uma dessas perguntas se pretende ser dono do próprio negócio.

8. Poder contar com o apoio de amigos e familiares

Ao optar por deixar o emprego, você estará envolvendo amigos próximos e familiares. Sendo assim, é importante considerar a opinião deles antes de dar o primeiro passo. Eles poderão apoiar você nesta nova empreitada, antes e depois do empreendimento iniciado.

9. Ter um plano B

Não feche as portas antes de sair. Deixe seu contato com empregadores para os quais já trabalhou ou acredita que possa vir a trabalhar. Mantenha-se aberto para novas ofertas de emprego.

10. Ser capaz de identificar as suas reais necessidades

Após observarmos todas as razões para largar o emprego como vimos acima, é importante determinar as reais necessidades de montar um negócio. Os requisitos “necessários’ da decisão são “imperativos”, enquanto que, os requisitos “desejáveis” são “conveniências”. É importante identificar o que lhe é conveniente e o que é necessário nesse ponto de avaliação. Responda a essa pergunta honestamente: Eu aceitaria o mesmo emprego em outra empresa e sob outros aspectos? Se a resposta for negativa, estará pronto para inciar o seu planejamento de negócios.

Plano para montar o próprio negócio

Inicie o seu plano para montar o próprio negócio a partir dessas dicas:

  • Declare com clareza os resultados finais desejados.
  • Faça um projeto por escrito.
  • Conte com pessoas que também serão responsáveis pela sua implementação.
  • Determine os critérios para o plano e como devem ser aplicados.
  • Classifique os problemas que poderão surgir durante a implementação do plano.
  • Classifique em seguida uma resolução para cada um desses problemas.
  • Estabeleça meios de prever oportunidades e tirar proveito delas.
  • Nomeie um supervisor do plano, para acompanhar o andamento do projeto e implementação do mesmo.

Exemplo de sucesso

O fundador de uma das redes de franquia que mais cresce no país, Dr. Resolve: Franquia de serviços, decidiu largar o emprego como diretor de uma rede de franquias de alimentação para montar o próprio negócio. David Pinto de 26 anos, conta com 150 franqueados. A ideia surgiu a partir de uma reforma em seu apartamento, ele percebeu que havia perdido muito tempo e paciência com atrasos e serviços mal feitos, e criou  a empresa que hoje fatura cerca de 3 milhões de reais por mês.

 


banner assinante

Sobre Derleit

Empresário sócio proprietário da empresa Netconpus empresa de criação e soluções para Internet.

8 comentários

  1. Maria Leina Madruga Madruga

    como fazer toda esta documentação burocrática podem ajudar-me?

    • O planejamento você pode fazer aos poucos, em casa mesmo, pesquisando e criando um modelo de empresa mais perto que puder do infalível. Já para saber como abrir uma empresa, visite esses links: Planejamento de uma empresa de sucesso: http://franquiaempresa.com/2008/07/planejamento-de-uma-empresa-de-sucesso.html Para montar uma empresa o que você precisa saber: http://franquiaempresa.com/2008/06/para-montar-uma-empresa-voce-precisa-saber.html Como montar uma empresa: http://franquiaempresa.com/2008/06/como-montar-uma-empresa.html 10 dicas de como montar uma empresa: http://franquiaempresa.com/2008/06/dez-dicas-para-montar-uma-empresa.html Abertura de empresa: 10 dicas para niciantes: http://franquiaempresa.com/2010/10/abertura-de-empresa-10-dicas-para-iniciantes.html

  2. BOM TAMBÉM……

  3. Sandro Pereira Dos Santos

    pretendo montar uma empresa no futouro e adorei as dicas que li aqui..

  4. Tenho muitas ideias para uma papelaria, qual nome seria sugestivo, futuramente também trabalhar com informática. Pode me ajudar? Obrigada

  5. Gostaria de um ebook na arte de montar bolos caseiros, vc tem algum nessa ar ea? Obrigada.

  6. Excelente artigo pois mesmo com o sentimento de que deveremos partir em busca de nossas melhorias profissionais e pessoais ficamos um tanto inseguros por se essa será realmente a decisão a tomar, lendo este artigo fica mais claro em nossas mentes que realmente estamos em busca do caminho certo a seguir em nossos destinos; Muito grato.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes

COMPARTILHE
ou
ASSINAR GRÁTIS
O FranquiaEmpresa.com vai lhe enviar gratuitamente novidades sobre oportunidades de negócios e franquias em seu e-mail
FRANQUIA EMPRESA
Podemos ajudar?
Se você pretende anunciar ou quer dar uma opinião sobre como podemos melhorar o FranquiaEmpresa.com preencha o formulário de contato. Nós vamos responder o mais rápido possível.
Obrigado. Entraremos em contato o mais breve possível.
Quer ganhar dinheiro com a internet?
Baixe gratuitamente o PDF Como criar site gratuito para sua empresa
  • Criação de site para sua empresa
  • Registro de domínio
  • Hospedagem de site
  • Otimização de site
  • Criação de conteúdo para Fan Page (Facebook)
  • Com o seu site você terá um e-mail personalizado como seunome@suaempresa.com
*Nós não fazemos spam com seu e-mail.
Contato para Franquia Virtual
Obrigado. Entraremos em contato o mais breve possível.
Sorvete de Caipirinha
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2014 e Duas Rodas
Quer uma receita de caipirinha e saber mais sobre a GORDURA TRANS? Desde que foi rotulada pela comunidade médica como a vilã da alimentação e da saúde, a gordura trans tem sido combatida pelas indústrias de alimentos.
  • 1 litro de água
  • 200g de açúcar
  • 110g de glicose
  • 50g de Selecta Cream Livre Trans
  • 50g de Topping
  • 4g de Liga Extra Industrial
  • Saiba mais adicionando seu e-mail
RECEBA NOVIDADES DE FRANQUIAS
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2015
Lista com 50 Franquias Baratas até 25 Mil Reais
  • Franquias de  serviços
  • Franquias de cosméticos
  • Moda Jovem, Masculino, Feminino, Unisex
  • Assistência Técnica, Celulares, Tablets e Smartphones
  • Assessoria e Consultoria, Serviços financeiros
  • Agência de turismo
  • Cursos de Idiomas
  • Jóias, Semi-Jóias e Bijous
  • Serviço de limpeza
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2015
Só resta um passo par receber a Lista com 50 Franquias Baratas de até 25 Mil Reais

Agora verifique seu E-mail

Confirme sua inscrição gratuita

GMAILYAHOOHOTMAIL