Home » Empresa » Como abrir uma mercearia

Como abrir uma mercearia


Abrir uma mercearia no bairro onde mora pode ser uma boa oportunidade de negócio, este modelo de empresa é seguro e rentável. As mercearias atendem os bairros com produtos de primeira necessidade, e mesmo com tanta tecnologia e inovação, as mercearias permanecem cada vez mais fortes e efetivas. Foi a relação de fidelidade com os clientes que fez muitas mercearias seguir a inovação do mercado. Elas atendem às famílias de todas as classes, são as mercearias que nos socorrem quando há aquela visita inesperada, ou, desistimos do supermercado lotado por que preferimos chegar mais cedo em casa.

Ao pensar em abrir uma mercearia no seu bairro, conheça algumas das principais adequações necessárias para o sucesso do empreendimento:

montar mercearia-mercadinho

 

Como abrir uma mercearia

Ao pensar em abrir uma mercearia no bairro onde mora, tente observar a real necessidade deste tipo de negócio na sua região. As mercearias são o tipo de comércio mais antigo do mundo, atende principalmente as pessoas do bairro, sem a intenção de disputar clientes com os grandes supermercados. Uma mercearia atende principalmente as pessoas que pretendem fugir do congestionamento, e das grandes filas no caixa.

Seu atendimento é personalizado, íntimo e muitas vezes individual, o que agrada muitas pessoas, pois se sentem mais à vontade para fazer suas compras rápidas.

Planejamento de negócio de uma mercearia

Ao planejar como abrir uma mercearia, observe a necessidade do seu bairro, avalie seu crédito, e crie uma estratégia contra a concorrência.

A automação e a inovação, devem ser fatores fundamentais na criação do projeto. O modelo de mercearia é muito antigo, ele  precisa de inovação e automação. No entanto, a modernidade inserida no espaço e na forma de atendimento, deve corresponder ao estilo acolhedor mais antigo, para que não se perca a relação direta com o cliente.

Móveis e equipamentos

Os móveis e equipamentos de uma mercearia são:

  • Balcão;
  • Máquinas registradoras;
  • Gôndolas para produtos industrializados;
  • Gôndolas para produtos orgânicos;
  • Freezeres (1 vertical e 1 horizontal);
  • Geladeira;
  • Balcão expositor para frios;
  • Computador para controle de estoque, fluxo de caixa e contabilidade;
  • Calculadora.

Investimento

Contando com uma mercearia de 30 m² o investimento inicial gira em torno de 39 mil reais, sendo 5 mil para a reforma do local, 10 mil para equipamentos e maquinários, 20 mil para mercadoria inicial e 4 mil de capital de giro. Vale lembrar que o investimento para divulgação e encargos como a abertura de uma empresa não estão presentes neste cálculo inicial.

Localização

A localização da mercearia deve ser baseada na instalação dos concorrentes, mas também dever ser considerada a facilidade de acesso e de estacionamento, assim como,  o acesso por meio de transporte público e até mesmo a facilidade de acesso por pedestres. A segurança da região é fator primordial, seguidos de uma boa infra-estrutura pública, preço do aluguel e locais que não estejam próximos de hipermercados.

Espaço físico

Com um espaço de 30 m² é possível instalar uma mercearia que oferece até 600 itens concentrando-se nos de maior demanda. O espaço precisa ser bem organizado e limpo. Grande parte dos produtos pode ser armazenada em prateleiras e balcões. O espaço deve ser dividido em balcões, geladeiras e espaço livre de circulação para os clientes. Os preços devem estar visíveis para os clientes. Além de tudo isso é importante reservar um espaço arejado para o depósito.

Por ser um local onde se armazenam alimentos, é necessário o alvará da Vigilância Sanitária.

O número de funcionários varia de acordo com a necessidade do projeto. Algumas vezes um balconista, um empacotador e o dono, podem dar conta do trabalho.

 


Sobre Derleit

Empresário sócio proprietário da empresa Netconpus empresa de criação e soluções para Internet.

6 comentários

  1. Maria Tereza dos S.Dias

    Minha intenção é montar uma Mercearia em Praia Grande e próximo ao lugar onde moro.Estou procurando um local que se adeque as exigencias para isso.Tive essa idéia a alguns dias e por isso resolvi recorrer a Internet para ficar mais a par de tudo que é necessário.Moro na Vila Caiçara e por aqui não tem uma mercearia que se possa comprar gêneros de primeira necessidade.Pra td tenho que subir ate a Av.:Kennedy onde fica o Mercado Eros ou o Extra.As pessoas que moram aqui no prédio e nas redondezas tbm reclamam por isso.Gostaria de ter mais contatos com vcs para entrarmos num acordo.Agradeço atenciosamente.

  2. quero abrir uma pequena mercearia ,ou uma casa pequena de frios e paes,coisa pequena ,mas aconchegante…Gostaria de algumas dicas. pensei em franquia ,mas e caro e eles querem dinheiro a vista…brigada

  3. Quero abrir um mercadinho no meu bairro de baixa reda

  4. Gostaria de abrir um mercadinho no meu bairro ou no litoral. tenho pouco para investir, também pensei numa franquia, mas pelo oque já ouvi, eles cobram muito caro e pedem dinheiro a vista. Gostaria de uma sugestão de vocês. Desde já obrigada.

    • Olá, Ana também quero abrir um mercadinho, ou minimercado e através deste avançar, to procurando um sócio se houver interesse em conversar melhor me fala. Fone : Nove – Meia Oito Nove Sete – Oito Zero Nove Três

  5. ola pode alguem me ajudar tenho em minha casa um salão que da pra rua de 24metro quadrado e quero montar uma mercearia por necessidade e pedido do povo do bairro pois o mercado fecha cedo e não abre aos domingos a tarde e muitos querem comprar e não tem outro luvar minha duvida é meu terreno,meu não de minha esposa não tem a bitis e não consigo alvará para abrir a mercearia queria saber se tem outro jeito de conceguir licença sem essa tal de bitis e como fazer

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes

COMPARTILHE
ou
ASSINAR GRÁTIS
O FranquiaEmpresa.com vai lhe enviar gratuitamente novidades sobre oportunidades de negócios e franquias em seu e-mail
FRANQUIA EMPRESA
Podemos ajudar?
Se você pretende anunciar ou quer dar uma opinião sobre como podemos melhorar o FranquiaEmpresa.com preencha o formulário de contato. Nós vamos responder o mais rápido possível.
Obrigado. Entraremos em contato o mais breve possível.
Quer ganhar dinheiro com a internet?
Baixe gratuitamente o PDF Como criar site gratuito para sua empresa
  • Criação de site para sua empresa
  • Registro de domínio
  • Hospedagem de site
  • Otimização de site
  • Criação de conteúdo para Fan Page (Facebook)
  • Com o seu site você terá um e-mail personalizado como seunome@suaempresa.com
*Nós não fazemos spam com seu e-mail.
Contato para Franquia Virtual
Obrigado. Entraremos em contato o mais breve possível.