Home » Empresa » Como montar uma empresa de Transporte Escolar

Como montar uma empresa de Transporte Escolar


Uma empresa de transporte escolar se encaixa no perfil de empresa prestadora de serviços e deve ser oficializada em determinados órgãos nacionais e estaduais como CNT e DETRAN, além de, seguir corretamente as normas de trânsito e ter plena consciência da responsabilidade do cargo de motorista de crianças. As crianças que necessitam de transporte escolar geralmente moram em grandes centros, onde há uma grande concentração de escolas, e o profissional desta área pode capitar clientes da maioria delas.

Com carisma e bom atendimento, seus próprios clientes lhe indiciarão para os amigos e vizinhos, e o negócio alcançará o sucesso.

Como montar uma empresa de Transporte Escolar

Para montar uma empresa neste ramo são exigidas algumas normas, conheça todas elas antes de iniciar o negócio:

  • O profissional pode atuar sozinho ou com um ajudante.
  • É essencial possuir uma Van em bom estado de conservação e que atenda à todas as exigências de segurança referentes a este tipo de transporte como, cinto de segurança para todas as crianças, cadeirinha ou assento para as crianças menores e, limite de passageiros.
  • Será necessário a contratação dos serviços de um contador para a realização dos registros exigidos para a abertura de uma empresa, assim como, alvará de localização e funcionamento concedidos pela prefeitura da sua cidade.
  • No  caso do empreendedor desejar atuar como autônomo, seu registro deverá ser definido como Sociedade Simples.

Van escolar

Mercado

O mercado para transporte escolar é bastante atrativo. Os pais sentem a necessidade constante de contar com um transporte para seus filhos, principalmente por que o transito das grandes cidades os impedem de sair do trabalho a tempo de pegar seus filhos na escola. Além deste fator determinante, ser um empresário do ramo permite a realização do sonho de ter um  negócio próprio com poucas horas de serviço.

Se a empresa apresentar um bom crescimento poderá participar da concorrência pública da prefeitura da cidade.

Qual é o Público alvo da Empresa de transporte escolar

O público alvo de uma empresa de transporte escolar são estudantes do ensino médio e infantil em sua maioria, mas há profissionais que atendem alunos de faculdade que estudam em cidades próximas ou em bairros muito afastados dos grandes centros. Com estes clientes o período de trabalho se estende até o período noturno, mas o lucro é garantido.

Como lidar com a concorrência na área de transporte escolar

A concorrência existe em qualquer área de atuação de trabalho, no caso dos transportes escolares ela também se mostra presente. Para fugir da concorrência opte por atuar em bairros onde há escassez deste tipo de prestação de serviço como bairros afastados, cidades próximas e áreas rurais. Cuide de tratar e atender bem todos os clientes, e use a criatividade e carisma para se sobressair entre os concorrentes.

A pesquisa de campo neste setor se faz muito importante por que é preciso saber onde encontrar os clientes. A classe social desses clientes também interfere no momento de oferecer esse tipo de prestação de serviço. Determinadas classes sociais exigem mais em relação aos veículos de transporte.

Estrutura de uma empresa de transporte escolar

Não há nenhuma norma ou lei que obrigue que a empresa necessite de uma estrutura específica para manter as vans escolares, a não ser que a empresa cresça e novas vans passem a ser adquiridas. Ainda assim, uma garagem comum servirá para manter estes meios de transporte devidamente alojados.

Seu escritório poderá ser na própria casa, você precisará de um telefone fixo e um telefone celular.

Veículos liberados para o transporte escolar

Alguns veículos podem ser utilizados para a realização deste tipo de transporte. Os veículos escolares, deverão estar adequados segundo as normas do trânsito e segundo as regras estabelecidas na Lei Municipal n° 003/03, de 10 de Fevereiro de 2003. Segundo sancionado estão liberados para licenciamento de transporte escolar os modelos de veículos do tipo :

  • vans,
  •  micro-ônibus,
  • caminhonetas,
  • kombi,
  • Besta,
  • Trafic ou similares.

Estes veículos possuem vida útil fixada entre 15 a 20 anos.

Como medida de segurança, esses meios de transporte deverão ser vistoriados trimestralmente, assim evita-se todo tipo de deterioramento, objetos quebrados, defeitos mecânicos e ausência de equipamentos de segurança.

O que é preciso para se tornar um condutor de transporte escolar

Está interessado em se tornar um condutor de veículo escolar? Observe as exigências da CNT e as normas de conduta e idoneidade deste profissional. O condutor de transporte escolar deverá ser maior de idade (21 anos) pertencer à categoria de motorista profissional da classe “ D “, prevista no CNT – Código Nacional de Trânsito e possuir ilibada idoneidade moral e, manter o dever de condutor que consiste em:

  • Dirigir o veículo com segurança;
  • Manter a velocidade adequada nas vias urbanas;
  • Evitar situações de risco como freadas bruscas, fechadas e discussões no transito;
  • Não sair com o veículo enquanto não estiver verificado todas as portas e padrões de segurança;
  • Não manter hábitos como fumo ou bebidas alcoólicas em horário de serviço;
  • Não movimentar o veículo com suspeita de defeito mecânico;
  • Obter meios de ser substituído caso não possa realizar o trabalho;
  • Respeitar os horários programados;
  • Redobrar a atenção à noite e em dias de chuva.

Mulheres são boas condutoras de veículos escolares

As Mulheres também podem candidatar-se  ao cargo ou tornarem-se proprietárias de um veículo de transporte escolar. Elas geralmente são mais pacientes, mais atenciosas, e conquistam as mães  com maior facilidade. As crianças também se identificam com as mulheres condutoras destes veículos e este relacionamento profissional pode se tornar mais leal e confiável.

Quanto custa uma empresa de transporte escolar

Uma empresa de transporte escolar tem como seu equipamento mais importante o veículo utilizado para transporte. Seu valor varia de acordo com o modelo do automotor escolhido para executar o trabalho. Em média estima-se que o valor do investimento não seja menor que R$70.000.

  • Os assentos devem estar em perfeito estado;
  • Deve haver cintos de segurança para todos os passageiros;
  • Extintor de incêndio;
  • Assentos suficientes para a quantidade de passageiros e;
  • Os veículos não podem ter uma vida útil maior que 15 anos para caminhonetas e similares ou, 20 anos para ônibus.
Não há custos com mercadorias, mas é preciso contar os gastos relacionados com a gasolina, atrasos com a mensalidade e eventuais problemas que possam surgir.

Faturamento da empresa de transporte escolar

O ideal é cobrar dos alunos um pagamento mensal com um dia estipulado entre o cliente e o transportador. A forma como essa mensalidade deve ser cobrada varia de boleto bancário a carnê. Os atrasos devem ser tolerados até certo ponto para que não se acumule prejuízos com a gasolina e o salário do ajudante.

Faça um contrato por escrito onde consta o valor da mensalidade, período de vigência, horário de entrada e saída, data de pagamento e multa em caso de atraso.

Calcule um preço justo para você e o cliente, esta atitude lhe ajudará a se manter competitivo e atuante entre os condutores concorrentes.

Perfil do condutor de transporte escolar

O condutor de transporte escolar é competitivo, dinâmico e responsável. Se sente feliz em poder lidar com crianças e é paciente até mesmo nas piores situações. Entende que para ser um condutor de transporte escolar é preciso saber lidar com desentendimentos, eventuais discussões, desobediência e eventual desrespeito por parte do estudante.

Ser um condutor de transporte escolar também é ser um pouco educador, por isso é preciso amar esta profissão.

Documentação

Para abrir uma empresa de transporte escolar você precisará registrar a sua empresa na junta comercial da sua cidade, obter um CNPJ a partir do registro da sua empresa na Receita Federal, Secretaria da Fazenda e Prefeitura Municipal.

Se preferir atuar como  autônomo lembre-se de se registrar no INSS para obter todos os recursos que lhe é de direito.

No DETRAN o seu veículo deverá ser registrado como “veículo escolar” para que se evite multa e apreensão do veículo.

O Franquiaempresa espera ter reunido o maior número de informações necessárias para você poder montar o próprio negócio na área de transporte escolar. Agora crie um bom planejamento de negócios, avalie o crédito, desenvolva um projeto e o execute com confiança.

Bons negócios!


Sobre Derleit

Empresário sócio proprietário da empresa Netconpus empresa de criação e soluções para Internet.

27 comentários

  1. Estou interessao em realizar um negocio de comprar um van para fazer um transporte escolar teria como me orietar como ealizar este projeto.

  2. ola gostaria de saber se e possivel voceis me passar algumas informacoes tais como,qual o valor de um salario de motorista de van escolar e do ajudante e quais taxas serao obrigatorias mensais a serem pagas. desde ja muito obrigado.

  3. ola,gostaria de saber todos os procedimentos para colocar minha van para trasportes escolar,todos os passos desde o começo tem como enviar-me em meu e-mail.obrigado

  4. Olá, sou interior do RS,estou pensando em empreender no ramo do transporte escolar, e gostaria de orientação sobre licença, taxas,documentação necessária e quais os gastos mensais deste empreendimento.GRATA AGUARDO RESPOSTA

  5. ola, gostaria de saber como posso abrir o meu proprio negocio , sou motorista categoria d, egostaria de trabalhar com trasporte escolar .voces podem me orientar de como posso realizar este projeto. obrigada desde de ja.

  6. ola,gostaria de saber todos os procedimentos para formar um trasportes escolar,todos os passos desde o começo desde a compra da van tem como enviar-me em meu e-mail.obrigado

  7. ola, gostaria de saber se tem algum banco ou financiadora que ,que faça o financiamento sem comprovação de renda. que aceite fiador. por favor obrigado

  8. gostaria de montar uma empresa de transporte escolar e gostaria de saber tudo a respeito

  9. ola,gostaria de saber todos os procedimentos para formar um trasportes escolar,todos os passos desde o começo desde a compra da van tem como enviar-me em meu e-mail.obrigado

  10. Gostaria de obter informações a respeito deste ramo de transporte escolar, como: investimento inicial, veículo ideal p/ quem está começando e toda parte burocrática. Grato!

  11. Boa tarde, gostaria de informações a respeito de como posso trabalhar com transporte escolar e fretamento para viagens com vans, pois estou interessado a entrar nessa area de serviço, estou comprando uma van para 16 lugares, então, queria saber como proceder nesse caso, desde a compra ate o trabalho final. obrigado!

  12. Claudinei Antonio dos Santos

    Bom dia,gostaria de algumas informações de como eu começo á atuar como empreendedor autônomo no ramo de transporte escolar!O que é essa sociedade Simples?O alvará de localização e de funcionamento seria pago mensalmente ou não?Essas faixas amarelas que são utilizadas nas vans são liberadas pelo detran?a inspeção semestral seria uma vistoria que o veículo deve passar? Agradeço, Claudinei

  13. Olá. Meu marido e eu queremos comprar um veiculo para transporte escolar, para trabalhar como autonomo. Gostaria que me enviasse informações sobre todos os procedimentos para que possamos iniciar o trabalho. Aguardo resposta, grata!

  14. Olá, Gostaria de ter informações sobre como ser tranportadora de veiculo Escolar,todo o passo a passo,desde comprar,qual seria o carro idela para eu começar,o valor estimado para inicio,quais as taxas como faço para me cadastrar enfim,a categoria da minha habilitação é b,tenho que troca-la ne? Obrigada, Ana Paula.

  15. André R.Coelho de Jesus

    Obrigado pelas dicas.

  16. gislene goulart leite

    gostaria de saber se eu preciso comprar a linha escolar de um outro perueiro ou eu consigo na prefeitura direto. estão me pedindo um valor de R$ 65.000,00 pelo ponto escolar, em 3 escolas, tá certo esse valor? no aguardo da resposta geovanagoulartleite@hotmail.com

  17. Olá, Meu sogro e sogra já atuam neste segmento, mas gostraria de obter mais informações a respeito: – Custos diretos e Indiretos; – Passo a Passo, desde comprar, qual seria o carro ideal para começar, o valor estimado para inicio, quais as taxas, como faço para me cadastrar. Abraços,

  18. Estou iniciando nesse ramo em janeiro de 2014, mas não tenho alunos ainda, pode me ajudar? como faço para conseguir?

    • Propaganda é a alma do negocio! Estipule a linha que vc irá fazer e divulgue sua prestaçao de serviços dentro deste trajeto. Tambem é muito valido entrar em contato com o colegio e deixar sua propaganda e cartões pois a escola torna se uma grande aliada conhecendo o seu itinerario ela te indicará à mãe do aluno matriculado. Distribua panfletos e cartõezinhos e boa sorte

  19. Boa tarde, pretendo entrar neste mercado,mas preciso saber passo a passo de como adquirir, média de custo e lucro, obrigado.

  20. Ola!! Já tenho carteira D e gostaria de entrar neste ramo escolar, sei que tenho que ter o curso para este tipo de transporte, vans de acordo com a legislação, estou pesquisando pelas vans qual a melhor custo X beneficio ? Poderia me ajudar, sei que tenho que legalizar junto a Detran e prefeitura, tem custo mensal de taxas? é preciso eu comprar o ponto de alguém? como faço para trabalhar junto as escolas, tenho que fazer alguns cadastro em alguns lugar? ou posso iniciar apenas oferecendo meu serviços para escolas e pais…Agradeço se puder me ajudar.

  21. ola gostaria de saber se e possivel voceis me passar algumas informacoes tais como,qual o valor de um salario de motorista de van escolar e do ajudante e quais taxas serao obrigatorias mensais a serem pagas. desde ja muito obrigado.

  22. Olá trabalho na área de transporte de escolares e gostaria de começar a trabalhar por conta (hoje sou motorista contratado), como devo proceder e sobre a compra do veiculo alguma orientação pois tenho apenas uma entrada pequena e como avalista gostaria de saber se meu pai pode ser? lembrando que já possuo local (linha) para trabalho (colégio particular)se necessária posso conseguir uma carta do colégio onde prestarei serviço.

  23. quero entrar no ramo de transporte escolar . por favor gostaria de saber quanto eu preciso pra começar .. quais os documentos necessario ? o valor de uma van ?

  24. ola. tenho uma vans ja com alvara para transporte escolar .moro em sao jose dos campos ;a minha maior diviculdade e achar os passageiro como voces podem me ajudar ok

  25. luciano cesar granado

    ola moro em sao paulo zona leste estou a procura de uma linha de transporte escolar estou no aguarde .tel 985382538

  26. Ilquias Sales Bastos

    Sou contador com crc atualizado, porém trabalhei 17 anos como condutor de transporte de escolares. Para se legalizar para este ramo de transporte de escolares é preciso ser maior de 21anos, ser motorista letra D, fazer o curso específico para condutor de escolares no detran ou em auto escola credenciada pelo detran, ter um veículo em seu nome para esse tipo de transporte e fazer vistorias semestrais no Imetro, na Prefeitura e Detran ( ou Ciretran). Minha maior dificuldade era controlar os pagamentos dos pais das crianças. Convencer que é anuidade e que deve ser pago em 12 parcelas. Como período escolar é de fevereiro a dezembro e tem parte do mês de julho como férias e o mês de dezembro também não tem aulas em todo o mês ; os meses de janeiro, julho e dezembro era complicado receber, principalmente o mês de janeiro. Eu controlava os pagamentos com carnês que dava bastante trabalho para fazer masmo assim levava calotes dos pais : viajavam , mudavam de endereço ou de escola sem me comunicar. Poucos pais pagavam o mês de janeiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes

COMPARTILHE
ou
ASSINAR GRÁTIS
O FranquiaEmpresa.com vai lhe enviar gratuitamente novidades sobre oportunidades de negócios e franquias em seu e-mail
FRANQUIA EMPRESA
Podemos ajudar?
Se você pretende anunciar ou quer dar uma opinião sobre como podemos melhorar o FranquiaEmpresa.com preencha o formulário de contato. Nós vamos responder o mais rápido possível.
Obrigado. Entraremos em contato o mais breve possível.
Quer ganhar dinheiro com a internet?
Baixe gratuitamente o PDF Como criar site gratuito para sua empresa
  • Criação de site para sua empresa
  • Registro de domínio
  • Hospedagem de site
  • Otimização de site
  • Criação de conteúdo para Fan Page (Facebook)
  • Com o seu site você terá um e-mail personalizado como seunome@suaempresa.com
*Nós não fazemos spam com seu e-mail.
Contato para Franquia Virtual
Obrigado. Entraremos em contato o mais breve possível.
Sorvete de Caipirinha
Quer uma receita de caipirinha e saber mais sobre a GORDURA TRANS? Desde que foi rotulada pela comunidade médica como a vilã da alimentação e da saúde, a gordura trans tem sido combatida pelas indústrias de alimentos.
  • 1 litro de água
  • 200g de açúcar
  • 110g de glicose
  • 50g de Selecta Cream Livre Trans
  • 50g de Topping
  • 4g de Liga Extra Industrial
  • Saiba mais adicionando seu e-mail
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2014 e Duas Rodas