Como montar e ganhar dinheiro com vidraçaria


Montar uma vidraçaria e ganhar dinheiro não exige grandes investimentos, o estoque não precisa ser muito extenso e o mercado está cada vez mais ativo. No entanto o empreendedor deve ter alguma experiência e técnica profissional a manipulação  de vidros de diversos tipos. A instalação do produto também é um fator essencial da vidraçaria pois o cliente costuma ser exigente nesta questão.

Para se montar a própria vidraçaria, o empreendedor precisa conhecer todos os tipos de vidros disponíveis no mercado e ainda saber para que serve cada um deles de modo específico.

Tipos de vidro e mercado

vidraçaria vidros
Apesar de uma vidraçaria atender tipos variados de clientes, é comum que se especialize em um dois tipos de vidros, entre os tipos mais comuns de vidro estão o vidro  para janelas de 3 e 5 mm,  vidro temperado, box de vidro para banheiro, box temperado,  vidro jateado, e os especiais : vidro para controle de sol, vidro laminado, vidro de segurança e outros…

Mas esta especialização se deve também ao estado no qual se localiza a vidraçaria, cada estado tem a sua preferência pelo produto. Um estudo constatou a preferência que as cidades do Sul e do Sudeste têm pelo vidro laminado, uma característica de opção pouco observada nos estados Nordeste e Centro oeste.

O risco do empreendimento em uma empresa de vidraçaria, é considerado médio, ou seja, possui um grau de incerteza de média estimativa. O cálculo de risco geralmente conclui que os investimentos com baixo risco podem ter um retorno seguro e lento, enquanto os investimentos de alto risco possuem grande possibilidade de ganhos altos e pouca segurança de mercado.

Conseguir o menor preço possível com os fornecedores,  poderá alavancar maior número de vendas para quem estiver começando o negócio.

Outra dica que diminui ainda mais os riscos do empreendimento, é oferecer parcerias com os fornecedores e marcas interessadas.

Localização

Dê preferência a locais residenciais mas,  com intenso fluxo de pedestres. Embora a maioria dos contatos realizados por clientes de vidraçaria sejam através de telefone, é essencial manter uma fachada bem localizada.

Equipamentos e instalação

Mesa de madeira e diamante para corte, lixadeira e furadeira, telefone, fax e computador, um carro grande como caminhonete ou um pequeno caminhão, são os equipamentos essenciais de uma vidraçaria em funcionamento.

A estrutura da instalação deve manter uma área entre 60m² e 100m², dependendo do valor do investimento que se pretende fazer, e o número de clientes que se pretende atender.

Funcionários

A princípio quatro funcionários atendem bem na loja, contando com o dono. Um especialista em medição e corte do vidro, um atendente e um ajudante.

Os profissionais devem ser especializados para que o atendimento e a execução se tornem referência para o mercado. A rapidez no atendimento é sempre muito requisitada no ramo de vidraçarias.

Investimento

Estima -se que uma grande vidraçaria necessite de um investimento inicial de 40 mil, porém uma pequena e média loja de vidros e atendimento padrão em casa, pode se estabelecer com 10 a 15 mil de investimento.

Coloque na ponta do lápis os gastos com equipamentos, mercadoria, estoque, aluguel, água,  luz, telefone , prefeitura e funcionários, fixos e temporários. Os empregados temporários trabalham apenas em obras que necessitem de uma equipe com maior número de pessoas, para que possam terminar no prazo.

Faturamento médio mensal

O faturamento médio mensal do pequeno ou médio empreendedor de vidraçaria, pode ser de 10 mil reais. Já, as vidraçarias localizadas em grandes centros podem dobrar essa renda. Mas é bom não confundir faturamento com lucro, o lucro irá depender de uma boa gestão de estoque e fluxo de caixa.

Publicidade

Ofereça seus serviços através de jornais,  listas telefônicas e capriche na fachada da loja,  mas invista na internet como meio de divulgação da marca e interação com o cliente. Os sites de relacionamento oferecem meios de divulgação do site da empresa, o que é uma ótima oportunidade para apresentar o seu produto.

Os sites apresentam a empresa ao público de uma forma que permite que se conheça a sua origem, sua história, seus produtos, clientes e funcionários com fotos e videos. Sendo este o meio mais rápido, barato e moderno de se fazer publicidade.

Abertura da empresa de vidraçaria

Procure um contador que possa lhe auxiliar a abrir o seu negócio, ou vá à prefeitura da sua cidade registrar a sua firma, o registro também deverá ser realizado na Junta Comercial, Secretaria da Receita Federal, Secretaria da Fazenda, INSS e Sindicato Patronal.

O PROCON também auxiliará a conhecer os direitos do seu cliente.

O Franquiaempresa deseja bons negócios!


52 comentários

  1. Belo trabalho de pesquisa:

    Este é um serviço novo na blogosfera, pelo menos para mim é pioneiro. Vindo de alguém que já tem uma certa experiência de mercado, a informação é melhor ainda.

    Parabéns.

    ABS

  2. Boa tarde,
    eu e meu filho estamos abrindo uma vidraçaria e gostariamos de obter maiores informações sobre o assunto, tendo em vista que meu filho ja trabalha com vidros(empregado- vidraceiro).
    Obrigada
    Mirtes Lima

  3. temos uma vidraçaria, mais gostaríamos muito de trabalhar com vidro e box temperado e tambem com kit para box. Poderia nos dar mais informações?

    Desde ja agradeço

    • se vc tem algum motivo que sabe algo na area não precisa saber muito.vc vai no banheiro da sua casa e mede a largura pq o comprimento e ja estável bom…ai vc vai no local onde fabricam vidros temperados e vc passa a medida para eles que vc quer um box,assim vc vai ver como e simpres de montar um box,aaa tem mais não corta nada, se vc não tiver certeza serteza do que está fazendo a coisa certa espero que tenho ajudado beijo abraço

  4. maizamarie@hotmail.com

    Olá, gostaria de saber como anda o mercado no ramo de vidraçaria? Em questão de concorrência.

    Att,

    Maiza Couto.

    • ola meu nome e luiz eu entendo um bom pouco de vidros mas o mercado esta muito exigente em qualidade como mao de obra e material de qualidade hoje eu sou empregado mas ja tive uma empresa tentei começar com pouco dinheiro mas sociedade nao e facil mas me serviu como experiencia porque? eu vi que a minha socia havia envestido todo o nosso dinheiro em publicidade quando eu vi era tarde mas to tentando novamente na minha cidade tem muita concorrencia mas mao de obra de qualidade nao entao ai voce ja leva vantagem por isto envista em mao de obra boa que nao precisa propaganda as proprias pessoas fazem pra voce eu sugiro materiais bom ex.eu comprava aluminios da aluforte as ferragens tambem sao boas mas tem elber ,super 5,emuitas outras vidros da inter box ekit para box.

      • QUEM TEM UMA EMPRESA E PAGA TUDO QUE NELA EXIGE, SABE COMO ANDA O MERCADO, POIS NÓS TRABALHAMOS COM VALOR CALCULADO PARA QUE TUDO SEJA PAGO CORRETAMENTE ,SÓ QUE UM EMPREGADO PEGA AS MANHAS DE COMPRA, E AS EMPRESAS DESONESTAS QUE NÃO EXIGEM O CNPJ SAI E VAI COMPRAR PODENDO VENDER ATÉ 30% MAIS BARATO QUE NÓS POR ISSO O MERCADO DO VIDRO ESTA FICANDO IGUAL A INSTADOR DE AR CONDICIONADO QUE COBRAM ABAIXO DO PREÇO JUSTO E FAZEM AQUELA PORCARIA .ATT… ALEX

  5. Boa noite,
    Tenho uma vidracaria e gostaria de me tornar um distribuidor, a princípio de box, e necessito de algumas informações sobre: qual a estrutura necessária para iniciar (funcionários, quais as áreas iniciais são necessárias como faturamento, atendimento e etc e transportes).
    Ficarei agradecido se me fornecer essas informações a outras que se tornam relevantes.
    Obrigado

    • oi vc vai ser fonecerdor i gostaria de montar uma loja..

    • Meu nome Haroldo estou endereçado em abrir uma vidraçaria gostaria de saber se co 10.000 ou 15.000 e possível montar uma vidraçaria e vou ter que alugar salão mais na cidade já existe 2 vidraçarias como faço para concorrer com essas 2.

  6. ola bom dia ja temos vidraçaria gostaria de uma orientaçao para virar ditribuidor de vidros comuns para atender o publico vidraçeiros obrigado

  7. Bom dia, desejo entrar no ramo e abrir uma vidraçaria; estou com dificuldades de encontrar um bom curso no rio de janeiro, pode me indicar alguns? obrigada.

  8. trabalho em uma empresa grande forte concorrent mas quero arriscar abrir minha propria empresa sou metalhurgico proficional a 20 anos e proficional em vidros temperados janelas portas fixos box em vidro e acrilico e no corte d vidro comum a 5 Anos quero uma sugestao e dicas e custo obrigado

    • oi tudo bem?
      com todos estes anos de experiencia que voce tem,isso não é ariscar,é investir nos teus conhecimento mesmo.
      então te digo:vai fundo,voce tem tudo pra dar certo.

  9. Pessoal, tenho uma loja de vidros no interior de São Paulo, Vale do Paraíba que estou vendendo.
    motivo é mudança de cidade.Se houver interesse, mande e mail.

  10. olá

    achei muito bom essas explicações

    tenho certeza que ira me ajudar na minha loja

    só queria saber qual a melhor forma de calcular

    uns disseram que para um orçamento faz-se a soma dos materiais e acrescenta + 100% isso é fato?

    obrigado

  11. estou montando uma vidracaria e gostaria de ter mais conhecimetos…..ficarei feliz com a atencao recebida obrigada

  12. tenho uma contrutora e gostaria de agragar a ela uma vidraçaria completa vcs podem me auxiliar ?

  13. boa tarde recebi o seu email. gostaria de saber se vc tem mostruario que eu possa ver pela net. ou se vc tem mostruasrio pra mandar pelo correio. gostaria de saber dos valores de sua mercadoria e se possivel entrarmos em um acordo.
    no mais obrigado.

  14. quero muito abrir um vidracaria tenho um capital de 200.000 porte
    anto
    preciso de muita informacao sobre atividade.obrigado

    • gemerson ladeira da costa

      boa noite luis me chamo gemerson ladeira da costa tenho 33 anos 17 anos de vidraçaria ja tive muito sucesso no ramo atualmente montei umas das maiores vidraçaria do norte do brasil vidraçaria box xingu vc pode conferir no youtube sou um grande profissional na area atualmente estou em teresina piaui posso te presta uma consultoria e treina seus futuros profissionais se enteresa entra em contato (86) 9999-6041 operadora tim (86)3303-1017.

    • estou dando baixa numa vidracaria queria encontra um socio para abrir outra

  15. boa tarde
    tenho uma vidraçaria meu maior problema e a mao de obra nao encontramos profissionais na area,gostaria q tivesse um curso de vidraceiro aqui no Estado do Espirito Santo.

    Att: ivanilda

  16. tenho uma vidraçaria grande e quero explorar mais o meu espaço (pois pago aluguel)o que posso vender numa vidraçaria para ajudar no orçamento.
    aguardo q resposta

  17. SÓCIO??? desenvolvo o comércio de vidraçaria, gostaria de me associar com empresa que desenvolve esquadrias de alumínio

  18. tenho uma vidraçaria em Campo Grande Ms, gostaria de fazer um curso, para obter mais conhecimentos nesta area, mas aqui no meu estado nao existe cursos para vidraceiros seria possivel voces trazerem um curso para ca?? ao menos um curso basico..

  19. Ola, entrei para administrar uma empresa que faz a instalação de vidros e estou confuso na hora de administra temos que comprar o vidros contrar montadores correr atras de cliente, continuar com as obras que ja temos, logistica etc….quero orientação para que eu possa fazer um bom trabalho…

  20. Olá!!! gostaria de saber quais as ferramentas de trabalho

  21. boa tarde estou querendo colocar uma vidraçaria, mas nunca trabalhei com vidros, gostaria que me desse uma orientação em como medir os trabalhos para que não possa ter prejuisos, e gostaria tambem que me desse algumas dicas em relação a esse ramo de vidraçaria, se puder me ajudar ficarei muito grato, pois estou entrando nesse mercado com a cara e a coragem, mas não me preocupo muito, pois aprendo rapido. Desde de já agradeço

  22. ola gostaria de saber qual o valor medio para abrir uma empresa de esquadrilhas de aluminios e vidros temperados.
    e se possivel algumas opções de nomes para registrar a empresa.

    abraços

    ANA

  23. Gostaria de ter mais informações sobre o ramo de vidraceiro e montagem de box, divisorias, pois pretendo montar uma loja direcioando a esta area.

  24. eu e meu marido estamos abrindo uma vidraçaria mas não sabemos nada a respeito como podem nos ajudar?precisava de vidios ou cursos por vidios pois onde eu moro não tem cursos.desde ja agradeço a vcs!!

  25. eu tambem tenho uma vidraçaria em cha grande ! vidraçaria j s tadeu. Ela tem quase 3 anos

  26. Isaias vital Torres

    Ola! Gostaria de montar uma loja especializada em moveis de vidro o que seria interessante eu comprar os moveis pronto ou eu mesmo comprar as peças e montar? Mas não só moveis produto como troféu, porta retrato, tabua de bolo, bandeja e etc… qual seria o caminho?

  27. Bom dia, pessoal estou querendo abrir uma vidraçaria no Interior de SP, e estou com um pouco de receio, tenho um grande conhecimento na área, mais tenho medo de nao dar certo, ja tentei por 2 x comecar meu proprio negocio, mais esta complicado, gostaria de saber se compensa uma sociedade, ou se sozinho mesmo é melhor…

  28. Bom dia, estou querendo abrir uma vidraçaria em minha cidade, onde já encontra outras vidraçarias, não possuo muita experiencia na área, mais estou disposta a qualquer coisa. Gostaria de saber quantos preciso investir, em maquinários, matéria prima, sei que como teria fortes concorrentes, eu tenho que começar o mercado com um diferencial forte, para conquistar clientes, alguém pode me ajudar? me orientar?
    Agradeço

  29. Bom dia, estamos abrindo uma empresa de vidros temperados e gostaria de saber se vc tem algum modelos de contrato para a mesma.
    Agradeço desde ja,
    aguardo resposta.

  30. estou montando uma vidraçaria, quero apreder mais sobre medição, medir vidros sobre m ao quadrado. hum curso que me indicarem ficaria contente

  31. Olá, estou querendo abrir uma empresa de vidros, eu moro em Curitiba,e gostaria de informações sobre cursos da area …

    desde ja Agradeço..

  32. Olá ja estou no ramo de vidro mas só como montador de box,gostaria de ter uma revenda de vidros e box temperados como faço? Onde busco meus futuros fornecedores por favor estou precisando dsta ajuda.Obrigado

  33. queria mais informaçao sob vidraçaria

  34. quero todas as informacoes sobre franquia de vidracaria, obrigado gilson

  35. jorge frade de Oliveira Junior

    Ola pretendo abrir uma vidraçaria e gostaria de saber se vcs me indicam algum lugar em belo horizonte

  36. É muito importante focar o investimento em tecnologia seja em esquadria de alumínio ou vidro, realmente hoje a mão-de-obra qualificada não se encontra facilmente e os produtos não são padronizados dessa forma tudo isso sobrecarrega o gestor do ramo do vidro. Vejo como saída e chances de sucesso investir em máquinas para o processo, por exemplo jateamento, biseladoras, lapidadoras ou até mesmo um forno de têmpera eu sugiro a Turbomak para vidraçaria. entre em contat!!!

  37. Boa noite

    Meu pai possui uma vidraçaria, agora estamos pensando montar uma empresa de esquadria de aluminios, qual é o primeiro passo? onde encontro cursos ? gostaria de saber as informações necessárias

    Obrigada

  38. tenho uma vidraçaria desde 1982.predio 250 m2 no centro cidade tenho todos os equipamentos 5 funcionario 2 carros para obra carteira de clientes .vendo por uma boa proposta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes