Como montar uma sorveteria


sorveteria-sorvtes-sovteria

No Brasil, o consumo de sorvete é ainda muito baixo sendo oito vezes menor do que a Nova Zelândia, o maior consumidor da guloseima.

sorvte

Um dos fatores que faz com que isso aconteça é o fato de que aqui o sorvete é visto apenas como uma sobremesa refrescante para os dias quentes, evitando o seu consumo nos dias frios. É preciso que o produto seja entendido como o que ele realmente é – um alimento rico nutricionalmente que pode ser consumido em todas as estações do ano, como acontece em outros países.

Devido a esta cultura, o primeiro a fazer é encontrar um ponto comercial onde há grande fluxo de pedestres, próximos a igrejas, parques e praças.

Escolhido o ponto comercial, escolha sobre o produto que irá oferecer.

Você poderá escolher entre algumas franquias, ser um fabricante, ou apenas revendedor do produto.

Para quer um negócio pequeno mas rentável no verão, uma dica são as máquinas de sorvete expresso.

Existem hoje no mercado diversas máquinas de sorvete expresso, com diversos modelos e preços.

Atualmente o sorvete expresso, conhecidas também como sorvete soft, é um dos melhores negócios para quem quer investir e não dispõe de capital pra montar um negócio grande.

Um bom planejamento estratégico, boa análise de mercado, produção de um alimento de qualidade e uma campanha correta de marketing poderão fazer desse empreendimento se um sucesso.

Local do estabelecimento

Depois de definido o local, é preciso definir a planta técnica do ambiente.

O ideal é separar o ambiente em várias partes : estoque de matéria-prima, produção, estoque de embalagens e armazenagem do produto acabado.

Como é uma empresa do ramo de alimentos é preciso que tudo esteja de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

A área de vendas deve ser um ambiente agradável e atraente para os clientes, com várias mesas, e freezers instalados de modo a favorecer o conforto e o bem estar dos fregueses.

Um lavatório fora do banheiro é essencial.

Tudo isso é claro aliado a uma boa receita.

Utensílios

Alguns utensílios necessários para a área de produção são baldes plásticos de cor branca, pás e colheres de preparo, utensílios para ingredientes, tábuas de atileno, panelas de diversos tamanhos para o preparo de polpas e coberturas.

Evite mateirais de madeira que acumulam fungos, e dê preferência ao inox.

Algumas dicas de materiais indispensáveis:

- Balança de até 15 kg

- Geladeira comum

- Torre de resfriamento

- Produtora de massa

- Produtora de sorvete Soft

- Produtora de picolé

- Liquidificador industrial

Hoje em dia as sorveterias também atendem os fregueses servindo sucos e açaí.

Processo de fabricação do sorvete

fabicação do sorvete

Antes de começar a fabricação de sorvete é preciso conhecer as normas estipuladas para as boas práticas de fabricação para indústrias de gelados comestíveis estipuladas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Para o sorvete ser de qualidade o primeiro passo é adquirir equipamentos de boa qualidade, balanceamento correto da formulação, método de processamento adequado, além, claro, de matérias-primas de qualidade e funcionários conscientes, saudáveis e bem capacitados.

O processo de fabricação deve ser pontuado pelos cuidados com a higiene em todas as etapas e a constante higienização e sanitização geral do ambiente. Isso inclui hábitos pessoais, como lavar as mãos constantemente e de maneira correta e manter sempre a uniformização adequada. Limpeza correta dos utensílios, equipamentos e o ambiente todo.

Caldas e fabricação

A base do sorvete cremoso é a calda.Para preparar a calda você utilizará alguns produtos próprios para a fabricação, como emulsificantes, estabilizantes, aromatizantes e corantes.

A água e o leite que deverão ser misturados aos produtos e frutas devem ser filtrados ou leite de boa qualidade.

Lucro

Como a sua fabricação é de baixo custo, a comercialização poderá trazer bons lucros!

Você ainda poderá optar por sorveteria self service, soft, ou atendimento no balcão.

Aproveite nossas dicas e Boa Sorte!


42 Comentários »

  • luflahen disse:

    gostaria de montar uma sorveteria onde moro… tenho o ponto.. vcs fornecem os materias para sorveteria. frizer. enfim de tudo em geral p isso.. espero resposta.

  • Derleit disse:

    Olá Luflahen!Obrigado pelo comentário.Não oferecemos matériais para sorveteria, apenas informações para seu empreendimento obter melhor resultado no mercado.Em breve faremos uma postagem com uma lista de fornecedores para sorveteria.

  • APARECIDA disse:

    ISSO É DEMAIS

  • wanderson maycom disse:

    quero saber mais detalis sobre o mercado de soverteria como marquete , protudos nessesario e intalacoes de programas para conputador ,manda ai o q vc pode me oferecer ,dste ja obrigado

  • leandro disse:

    Boa noite, será que é possivel vocês disponibilizarem o contato das empresas que montam os balcões e os demais materias de uma sorvetira, estou com dificuldades para encontrar.
    Desde já agradeço.

  • Marco disse:

    Boa noite gostaria de saber onde compra esses balcões expositores para sorveteria obrigado.

  • Flavio disse:

    gostaria de saber o nome da empresa qque fabrica este balcao.
    ou o E-mail

  • Leoneide disse:

    quero vender o produto de vocês, sorvete de palito e massas

  • MARCELO disse:

    GOSTARIA DE MONTA UMA SORVETERIA JÁ TENHO O PONTO MAS PRECISO DE FONECEDOR DE SORVETE E FREZER AGUARDOUMA RESPOSTA
    OBRIGADO

  • eliane disse:

    Boa noite, será que é possivel vocês disponibilizarem o contato das empresas que montam os balcões e os demais materias de uma sorvetira, estou com dificuldades para encontrar obrigado

  • keilla disse:

    olá gostaria de montar uma sorveteria em minha cidade, mas presciso de alguns equipamentos de preferencia usados, se alguem souber de alguem que fechou uma sorveteria me avisem moro em adarianópolis /pr (41)3678-1155.keilla

    materias como taças ,baleiros etc…..

  • daiana disse:

    eu gostaria de balcão para sorveteria e demais decoraçoes para um ambiente alegre e confortavel, onde encontro…tenho urgencia.

  • Wagner e Eide disse:

    Gostaria de colocar dois balcões de sorvete, self service na minha doceria. Preciso de fornecedores de balcão, sorvetes, gulozeimas, etc…
    Peço que entre em contato.

  • fabio pinheiro disse:

    gostaria de te contato com a empresa que fabrica esse balcoes

  • Gilberto disse:

    Boa Tarde!!Gostaria de receber dicas de como montar uma sorveteria self service,fornecedores de todos os equipamentos necessários e de fornecedores de sorvetes, sou do RJ.Grato pela sua atenção..

    • Isaac augusto disse:

      Uma excelente maquina para pequenos, produtores, para quem ta começando eh maquina de sorvete da refriarte SV-16
      veja o site: refriarte.com
      Tambem da pra fazer açai…

      Uma possibilidade, eh fazer sorvete e revender para outras sorveterias, estabelecimentos.

      Atenciosamente,
      Isaac

  • genilce rodrigues disse:

    …tenho duas sorveterias na italia… e gostaria de expandir meu bisness mum dos novos shopping centers que estào espontando em Sorocaba city, qual seria meu primeiro passo para nào errar?

  • gustavo disse:

    ola moro em belém e tenho vontade de abrir uma sorveteria a kilo será que vocês poderiam me auxiliar por favor como devo proseguir ?

  • mara disse:

    BOA TARDE

    TENHO UMA PEQUENA SORVETERIA, VENDO SORVETES DIO MADONA GOSTARIA DE ALGUMAS DICAS
    SOBRE ALGUMAS NOVIDADES PARA O FRIO.
    E TAMBÉM COMO FAZER PROMOÇÕES EOUTRAS NOVIDADES PARA ATRAIR MAIS CFREGUESE.

    ATT
    MARA

  • kleyton disse:

    então fechei uma sorveteria e estou vendendo tdo esta semi novo.4modulos,2 para freezer 1pista fria e outro pista quente 4 mesas de marmore pia da entrada em marmore, balança,armario e pia,completinho os moduos. com lugar de acrilico para colocar as balinhas,duvida ligar 40449045 ou 69468140

  • Elanne disse:

    Olá estou querendo abrir uma sorveteria; e quero receber todas as novidades como fazer para eu ganhar clucros em meu estabelecimento e umas novidades para o friu e promoços e também onde eu encontro balcoes self service … meu e-mail elanne_nany05 @ hotmail.com quero ajuda de vocês por favor me ajudem … :D

    grata

    Elanne’

  • Arthur disse:

    Tenho uma sorveteria e lanchonete em carpina(PE),a 1 ano.os negocios vão bem no verão,vendo bastante o sorvete,mas no inverno as coisas mudam completamente,sinto dificuldade.O que faço para mudar esse quadro?Gostaria tambem que se alguem tivesse novidades em ornamentação de sorvetes,receitas,balcões self-service para atrair mais os clientes,favor enviar.Meu e-mail é clayton.arthur @ hotmail.com

  • ladijane disse:

    Preciso de ajuda estou querendo montar uma sorveteria mais nao sei como começar me ajudem, das taças, potes das balinhas,gulosemas,frezer, e tudo que uma sorvetera precisa aguardo respostas moro na paraiba e preciso de uma sorveteria q me forneça um abraço.

  • groppi disse:

    eu vendo maquinas para sorveteria 035******** e balcao tudo p sorveteria so liga ,,

  • Fernando disse:

    Gostaria de montar uma sorveteria a kl …
    começando do zero!!!
    qual melhor caminho?

  • edvangela disse:

    olá, gostaria de saber, quero montar uma sorveteria, tenho o ponto
    é bem localizado,e gostaria de saber se vcs fornecem os balcões
    e como faço pra entrar em contato com vcs, pra gente negociar e venda de sorvetes,obrigada

  • Luiz disse:

    Gostaria e mais informações, pois estou desenvolvendo um trabalho acadêmico com mais três colegas de classe, cujo tema é um projeto de viabilidade para abertura de uma franquia da Kibon, preciso de toda informação possivel, inclusive a faculdade ainda não decidiu, se será banca ou feira, gostaria, de saber como funciona, custos, taxa de retorno, equipamentos, fornecedores, o local a princípio seria em um shopping que está para inaugurar na região norte de Belo Horizonte, inclusive uma de minhas colegas de sala disse que em BH não possui uma franquia da Kibon, aguardo retorno de um e-mail para contato ou com instruções.
    Obrigado.

  • Dulcinea disse:

    Bom dia,eu gostaria de montar uma sorveteria,ja tenho um ponto,preciso de um fornecedor de sorvete com o freezer,obrigado!

  • luiz carlos disse:

    Muito prazer em conhece-los, não tenho ponto definido, mais gostaria de saber qual o valor inicial para montar uma sorveteria, gostaria de saber tambem se voces fornecem toda materia prima, desde já agradeço atenção de voces.

  • GOSTARIA DE SABE MAIS SOBRE FRAQUIA E RECEBE , MATERIAIS INFORMATIVO .
    QD 11 CASA 61 SETOR OESTE – GAMA – DF
    CEP : 72420.110

  • regilandia disse:

    o meu sonho e montar uma sorveteria onde moro’vcs fornecem frizer?obg

  • Rodolfo disse:

    onde eu consigo embalagens personalisadas ?

  • Rodolfo disse:

    onde eu consigo embalagens personalisadas ? meu pai foi fundador das marcas rocha e rochinha só que ele é Falecido. depois de 20 anos eu quero montar minha propria marca .

    • Derleit disse:

      Olá Rodolfo!
      Conheço a história de seu pai, e a qualidade do sorvete exelente, parabéns!
      Existe um empresa em São Paulo, procure por gráfica centanário no Google.
      Não esqueça de manter a receita tradicional, isso lhe trará sucesso.
      Bons negócios!

  • GERSON disse:

    TENHO UM IMOVEL COMERCIAL EM PORTO SEGURO/BAHIA EM PONTO E LOCAL ESTRATEGICO E BUSCO UM PARCEIRO PARA O FORNECIMENTO DE SORVETES DE MARCA, E QUE PRETENDA GANHAR O MERCADO DE PORTO SEGURO

    AREA DISPONIVEL 18 X 30 = 540M2 DE CONSTRUÇAO EM FRENTE AO ASFALTO

    1 ) Em frente a faculdade com mais de 500 alunos antes da ampliaçao
    2 ) Proximo ao Colegio Luiz Eduardo Magalhaes (200 metros) com calculadamente 1.500 alunos
    3 ) Junto a futura construçao da Igreja Assembleia de DEUS, para 6.000 membros (Conforme placa em anexo)
    4 ) Passagem obrigatoria para todos os veiculos que entram na cidade
    5 ) Passagem obrigatoria para todos os bairros que ultrapassam a uma populaçao de 60 mil habitantes
    6 ) Passagem obrigatoria para todos os turistas que entram na cidade via terrestre
    7 ) Localizada em Bairro (Fontana I ) com poder aquisitivo medio
    8 ) No miolo de mais de 100 pequenas empresas

    Nossa intençao e colocar mesas com sombreiros com a marca e o logotipo da empresa parceira, na frente ao imovel
    onde estara chamando atençao de todas os passantes e todos os veiculos , carros pequenos, onibus e outros veiculos
    que passam a menos de 10 metros da sorveteria, a qual será um cartao de visita na entrada da cidade para a empresa parceira.
    A empresa parceira tera exclusividade de todos os seus produtos.

    Aguardo contato.

    Atenciosamente

    Gerson castro

    (73 3268-4604 e 9991-4162


Recebemos muitos e-mails diários e fazemos o possível para respondê-los, por isso, antes de comentar, leia atentamente o artigo e também os comentários, talvez sua pergunta já tenha sido respondida. Se quiser responder para algum leitor esteja a vontade, no entanto, não aceitamos neste espaço publicidade, telefones, endereços ou e-mails empresariais, estes estarão passivos de edição.

Comente Aqui


Ad Plugin made by Free Wordpress Themes