Home » Gestão empresarial » Planejamento, trabalho bons negócios

Planejamento, trabalho bons negócios


Um plano de negócios bem feito, ajuda a antever problemas e evitar que eles aconteçam ou, serve para que você chegue a conclusão de que não vale a pena se arriscar no novo empreendimento. É por esse motivo que sem um bom plano de negócios, é praticamente impossível que se consiga um empréstimo, ou um sócio disposto a investir na proposta, ou mesmo se arriscar a investir sozinho.

Observe algumas dicas que poderão ajudar você a montar um plano de negócios eficiente.

Conheça dez passos para se montar um plano de negócios:

negócios trabalho

foto:Nestor Galina

1- Não siga o mito de que basta ter uma idéia para se abrir um negócio, e ganhar dinheiro.Você não será nem o primeiro, e nem o último a considerar a própria idéia a melhor de todas, a mis inovadora e realmente brilhante.O importante é aproveitar uma idéia aparentemente sedutora, e saber coloca – la em prática.O importante não é ser o primeiro a ter uma idéia, mas sim saber reconhecer a necessidade do mercado antes que os outros façam.

2- Prove que seu negócio é especial.Demonstre claramente as vantagens competitivas,o que os sócios e investidores querem é, visualizar o retorno financeiro do negócio.Demonstre todas as vantagens, e as possibilidades de crescimento, filiais, franquias e cidades que seu plano pretende atingir.

3- Saiba exatamente o que você quer.Não pense que pode agradar a todos, estabeleça uma meta. Sair dando tiros pra todos os lados, pode fazer com que ande em círculos.O seu plano deve ser tão claro e específico que até mesmo um leigo possa entender.

4- Dose o seu otimismo.Faça um plano realista, não invente números, ou se apóie em dados impalpáveis.Estude o mercado, e estabeleça o tempo de retorno, sem grandes fantasias.

5- Os concorrentes poderão ser seus aliados.Faça um mapeamento do mercado:como os competidores atuam,qual a sua política de preços e distribuição,métodos gerenciais, estratégia de marketing, quem lidera e por que, e principalmente identifique seus pontos fracos.Como?Teste o serviço ao cliente, fale com os fornecedores,ou por relatórios setoriais de consultorias e entidades empresariais.

6- Estabeleça os riscos do negócio.Sem que se pareça um trabalho amador, ou baseado em achismos.Pesquise e estabeleça uma meta bem próxima da realidade, como se a empresa já estivesse em funcionamento.

7- Aponte os riscos, e as soluções.Qualquer empresa deves estar preparada para enfrentar problemas.Demonstre que tem consciência do terreno em que está pisando.

8- Você pode precisar de mais dinheiro do que imagina…A primeira questão a ser observada no planejamento é que, não se imagina que gaste tanto.Até mesmo o planejamento de uma festa infantil, após escrita e contabilizada, ultrapassa das medidas esperadas.

9- Organize o seu plano. O plano deverá ter ao menos vinte páginas, organizadas da seguinte forma:

– capa
– sumário executivo (com o título da página e os principais assuntos de cada seção)
– sumário executivo (considerado a parte principal do plano, deve conter o seu objetivo)
– planejamento estratégico(no qual se definem os rumos e o foco da empresa)
– descrição (razão social, estrutura organizacional e legal)
– o produto ( o que é , como se produz e fatores tecnológicos)
– plano operacional (explicação do sistema produitivo)
– plano de recursos humanos(como será a equipe)
– plano de marketing(como o produto será vendido)
– plano financeiro(perspectivas com horizonte mínimo de três anos) e
– análise de mercado(pesquisas e análise da concorrência)

10- Saiba bater na porta certa.Se o plano está feito, refeito, organizado, e analisado por quem entende do ramo e enfim, aprovado.Procure os fornecedores, clientes, eventuais sócios e investidores.
Na categoria de investidores a lista é imensa, temos bancos, fundos de capital de risco, incubadoras, programas do governo como Sebrae, Brasil Empreendedor, Finep e BNDES.

Caso queira se interar mais sobre o assunto leia também:
Os erros mais comuns cometidos ao montar um plano de negócio


banner assinante

Sobre Derleit

Empresário sócio proprietário da empresa Netconpus empresa de criação e soluções para Internet.

4 comentários

  1. Derlei, Sabe que esse post veio em ótima hora?? Não sou um cara que goste de ler calhamaços de livros, ainda menos sobre administração. Mas, estamos eu e uma amiga especial, pensando em montar um site de notícias, que vai precisar de apoio nesse sentido, coisa profissional mesmo. E esses passos simples vão ajudar, e muito, a colocar uma luz sobre os primeiros passos a serem dados. Obrigado pelas dicas e abração!!

  2. Na teoria é muito bonito, o aspirante a “patrão” até le a cartilha, mas quando chega na hora do vamos ver, a maioria antes de tudo ja pensa na “retirada de pró-labore” e esquece tudo, quer ver o lucro, mas se esquece que tem de “ralar” e muito e seguir as regras rigosamente, e muito cedo acaba descobrindo fazer parte das estatisticas das empresas que não sobrevivem no primeiro ano de vida.

  3. Todo planejamento,administrativo economico, financeiro bem elaborado por profissionais altamente qualificados, desenvolve diretriz direcionada, isto é, focado a um único objetivo, visando a resultados meramente satisfatórios, planos estratégicos conduzem o negócio com margem segura, auxilia realizar mais exercício e tarefa aplicada com metodos referenciais dando base concreta para concluir todo o trabalho em um investimento que apresenta resultado positivo. Um bom plano de negócio, ajudará sobretudo a empresa obter horizontes mais próximos a realidade de enfrentar qualquer que seja a circunstância, ou desafiar em um campo de querra, enfrentando diretamente um inimigo desconhecido. Tenha sempre um plano, para o que for, com certeza este sempre o ajudará!!!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes

COMPARTILHE
ou
ASSINAR GRÁTIS
O FranquiaEmpresa.com vai lhe enviar gratuitamente novidades sobre oportunidades de negócios e franquias em seu e-mail
FRANQUIA EMPRESA
Podemos ajudar?
Se você pretende anunciar ou quer dar uma opinião sobre como podemos melhorar o FranquiaEmpresa.com preencha o formulário de contato. Nós vamos responder o mais rápido possível.
Obrigado. Entraremos em contato o mais breve possível.
Quer ganhar dinheiro com a internet?
Baixe gratuitamente o PDF Como criar site gratuito para sua empresa
  • Criação de site para sua empresa
  • Registro de domínio
  • Hospedagem de site
  • Otimização de site
  • Criação de conteúdo para Fan Page (Facebook)
  • Com o seu site você terá um e-mail personalizado como seunome@suaempresa.com
*Nós não fazemos spam com seu e-mail.
Contato para Franquia Virtual
Obrigado. Entraremos em contato o mais breve possível.
Sorvete de Caipirinha
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2014 e Duas Rodas
Quer uma receita de caipirinha e saber mais sobre a GORDURA TRANS? Desde que foi rotulada pela comunidade médica como a vilã da alimentação e da saúde, a gordura trans tem sido combatida pelas indústrias de alimentos.
  • 1 litro de água
  • 200g de açúcar
  • 110g de glicose
  • 50g de Selecta Cream Livre Trans
  • 50g de Topping
  • 4g de Liga Extra Industrial
  • Saiba mais adicionando seu e-mail
RECEBA NOVIDADES DE FRANQUIAS
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2015
Lista com 50 Franquias Baratas até 25 Mil Reais
  • Franquias de  serviços
  • Franquias de cosméticos
  • Moda Jovem, Masculino, Feminino, Unisex
  • Assistência Técnica, Celulares, Tablets e Smartphones
  • Assessoria e Consultoria, Serviços financeiros
  • Agência de turismo
  • Cursos de Idiomas
  • Jóias, Semi-Jóias e Bijous
  • Serviço de limpeza
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2015
Só resta um passo par receber a Lista com 50 Franquias Baratas de até 25 Mil Reais

Agora verifique seu E-mail

Confirme sua inscrição gratuita

GMAILYAHOOHOTMAIL